skip to Main Content
Sistema Acadêmico ENTRAR

Centro de Memória
Leopoldina Amélia Ribeiro
de Souza Marques

Em 13 de junho de 2018, a FUNDAÇÃO TÉCNICO-EDUCACIONAL SOUZA MARQUES (FTESM) completou 52 anos de existência na esfera da educação e da formação profissional. Não foram 52 dias, nem 52 semanas, nem 52 meses, mas sim, 52 anos de trabalho árduo e contínuo, de processos de ensino-aprendizagem e de ações sócio-humanitárias de uma Instituição que cresceu com a contribuição de seu fundador, familiares e amigos; de diretores, coordenadores e professores; de funcionários e colaboradores; de alunos e egressos, dentre outros.

52anos

Quem somos

Apresentação

A trajetória da FTESM foi registrada pela Família Souza Marques, como também por seus colaboradores, que contribuíram e testemunharam a constituição dessa belíssima história.

Estes testemunhos se encontram registrados através de fotografias, documentos textuais, livros, publicações, medalhas, indumentárias, troféus e entrevistas em áudio e vídeo, que compõe a Memória FTESM.

Com o objetivo de servir à comunidade, promovendo a recuperação da Memória FTESM através da preservação e divulgação do seu acervo Histórico-Institucional, idealizou-se o Centro de Memória Leopoldina Amélia Ribeiro de Souza Marques – CM LARSM, subordinado ao Núcleo de documentação – NUDOC, que iniciou suas atividades em novembro de 2017.

Equipe

Biografia
Leopoldina Amélia

Leopoldina Amélia Ribeiro de Souza Marques, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 09 de março de 1904, filha de Antonio Lopes e Grata Diolinda Lopes. Fez o curso secundário do Colégio Batista Americano. Casou aos 18 anos com José de Souza Marques, no dia 07 de dezembro de 1922. Teve 7 filhos: Stella, Diléa, Elza, Dulcinéa, José, Leopoldina e Neise.

Continue lendo

Memória contada

Conhecendo o programa de História Oral

O programa de História Oral está vinculado ao Centro de Memória da Souza Marques. Criado em 2017 e fundamentado no aporte teórico-metodológico da história oral, o projeto se propõe a registrar os testemunhos orais das personalidades que atuaram e atuam na instituição, cujas narrativas, conjuntamente, com a documentação escrita, imagética e audiovisual de valor histórico, irão reconstruir, preservar, divulgar e compor a coleção da memória institucional da Souza Marques.

Memória Institucional

O Centro de Memória conta com uma coleção de vasta documentação e de objetos que registram o histórico da FTESM, cabendo destaque para: fotografias institucionais e familiares, indumentária, mobiliário, maquinário, entre outros. A princípio há um processo de identificação e recolhimento desses documentos históricos, para que recebam logo após tratamento para que se perpetuem às futuras gerações a memória FTESM.

Nossa coleção será dividida por:

Coleção
Prof. José de Sousa Marques

  • Objetos
  • Mobiliário
  • Fotografias
  • Documentos

Coleção
Colégio Souza Marques

  • Objetos
  • Mobiliário
  • Fotografias
  • Documentos

Coleção
FTESM

  • Objetos
  • Mobiliário e Maquinário
  • Fotografias
  • Documentos

Descobrindo nossa coleção

O acervo do LARSM é composto por documentos históricos em variados suportes, registrados em fotografias, placas, comendas e registros textuais dos primórdios da Fundação. Para que sejam preservados, estes registros de memória passarão por um processo de análise, higienização, conservação e organização. Para só então serem divulgados ao público.

medalha-souza-marques

Exemplar da coleção:

A Medalha Pedro Ernesto oferecida pós mortem ao Prof.º José de Souza Marques pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro em reconhecimento à sua trajetória social de destaque.

Contato

Como doar para nossa coleção?
Tem algum objeto que acha interessante para compor nossa coleção?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação abaixo que lhes informaremos os procedimentos para que você faça parte de nossa história!

memoriaftesm@ftesm.edu.br

Sugestões e reclamações

Back To Top
Pesquisar