skip to Main Content
Sistema Acadêmico ENTRAR

O quê?

O ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, conforme determina o § 5º do artigo 5º da Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, composto por dois instrumentos:

  • Prova para avaliação individual de desempenho do Estudante;
  • Questionário do Estudante.

A participação no Exame será atestada por meio da assinatura do Estudante na lista de presença da sala de aplicação no dia da prova.

No histórico escolar do Estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação à obrigação de participação no ENADE.

Para quê?

O objetivo do ENADE é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos obrigatórios legalmente, o desenvolvimento de habilidades necessárias à sua formação geral e profissional e seu nível de atualização quanto à realidade brasileira e mundial. Junto com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação, o ENADE compõe o SINAES — Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior —, que pontua as instituições de ensino superior e seus cursos.

Uma boa pontuação no ENADE contribui para uma melhor aceitação do currículo do aluno no mercado de trabalho, em concursos e em cursos de pós-graduação (especializações, mestrados e doutorados).

Quem?

Os estudantes habilitados deverão participar do Enade 2017, independentemente da organização curricular adotada pela IES. Consideram-se estudantes habilitados ao ENADE:

  • Ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2017, devidamente matriculados, e que tenham de zero a vinte e cinco por cento da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o dia 31 de agosto de 2017. Os alunos ingressantes não realizarão a prova e não terão a obrigatoriedade de responder ao Questionário do Estudante.
  • Concluintes: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido oitenta por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 31 de agosto de 2017. Somente os alunos concluintes habilitados realizarão a prova do Enade e terão, obrigatoriamente, que responder ao Questionário do Estudante.

Considerando que o ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, depreende-se que os estudantes em situação irregular não integralizaram o conjunto de componentes curriculares que caracterizam a integralização do curso, não sendo cumpridos os critérios necessários para a colação de grau e a expedição do diploma.

O Estudante deverá prestar informações exatas e fidedignas no sistema de inscrição sobre a condição que motiva a solicitação de atendimento, sob pena de responder por crime contra a fé pública e de ser eliminado do ENADE, a qualquer tempo.

Deverá dispor de laudo médico que motiva a solicitação de Atendimento Especializado, no qual devem constar:

  1. A identificação do Estudante (nome completo);
  2. O diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e o Código correspondente a Classificação Internacional da Doença – CID 10. Os casos específicos serão tratados conforme o item 5,6,1 do Edital nº 26 de 16 de junho de 2017, disponível no item Legislação.

Recomenda-se que o graduando se mantenha culturalmente atualizado e, ao mesmo tempo dê atenção especial à sua formação na FTESM, como forma mesmo de começar a estudar para futuros concursos e processos seletivos. A etapa de preenchimento dos questionários é crucial, e deve ser levada muito a sério: a seriedade é indispensável. A regularidade no ENADE 2017 será atribuída pelo INEP/MEC mediante o preenchimento do Questionário do Estudante e da efetiva participação no Exame.

Como?

Cabem aos estudantes selecionados para o ENADE:

  1. O preenchimento de um Questionário de impressões sobre a prova,
  2. O preenchimento de um Questionário sobre si e sua formação e
  3. A resolução do exame.

A prova do ENADE 2017, com duração total de 4 (quatro) horas, terá a avaliação de Componente de Formação Geral comum aos cursos de todas as áreas e um Componente Específico.

A prova do ENADE 2017 terá, no Componente de Formação Geral 10 (dez) questões, sendo 02 (duas) discursivas e 08 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situação-problema e estudos de casos.

A prova do ENADE 2017 terá, no Componente Específico de cada área, 30 (trinta) questões, sendo 03 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problemas e estudo de casos.

O Estudante poderá solicitar atendimento Especializado e/ou Específico no período de 14 de agosto a 03 de setembro de 2017.

  • Atendimento Especializado: oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e discalculia.
  • Atendimento Específico: oferecido a gestantes, lactantes, idosos ou pessoa com outra condição específica.

Quando?

O ENADE 2017 será aplicado no dia 26 de novembro de 2017, com início às 13h (treze horas) do horário oficial de Brasília (DF). A lista de presença de sala somente será disponibilizada ao estudante após 1 (uma) hora do início da prova. O não cumprimento das formalidades de identificação e registro de presença do estudante determina a sua situação de irregularidade junto ao ENADE 2017. Portanto, a presença e a resolução do exame são fundamentais para a qualidade da formação do estudante.

O Inep disponibilizará o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório, no período de 28 de agosto a 26 de novembro de 2017, exclusivamente por meio do endereço eletrônico portal.inep.gov.br.

A consulta individual ao local de prova estará disponível no sistema: http://enade.inep.gov.br, sendo de responsabilidade do Estudante sua verificação. O não preenchimento do Questionário do Estudante implicará situação de irregularidade junto ao ENADE 2017.

Onde?

A consulta individual ao local de prova estará disponível no sistema: http://enade.inep.gov.br sendo de responsabilidade do Estudante sua verificação. O não preenchimento do Questionário do Estudante implicará situação de irregularidade junto ao ENADE 2017.

Estamos aqui para ajudar!

Disponibilizaremos as provas utilizadas nas edições anteriores do ENADE. A partir delas e de outras questões, os alunos habilitados poderão dirimir suas dúvidas através do e-mail [email protected]. A Equipe Gestora dos Cursos (Coordenadores/ NDE e docentes em tempo parcial) estará empenhada em atendê-los no que for possível.

Back To Top
Pesquisar