Fazer Pedagógico 2017-1

 

Atividade complementar

Acreditando na permanente construção dos espaços de formação dos profissionais que atuam nas unidades de ensino, e que de forma participativa são responsáveis pelo constante processo ação-reflexão-ação, é que surge o Programa Fazer Pedagógico. Além de possibilitar momentos de troca de experiências em diversas instâncias, abre espaço para um olhar cuidadoso em relação ao nosso fazer humanizado, entendendo que resultamos de tudo que construímos em nossa trajetória. Somos e vivemos o que construímos.

TEMA: "APRENDER E ENSINAR: DIFERENTES OLHARES E PRÁTICAS"

 

MêsDiaOficinaResponsávelTitulação/Área de Atuação

Março

18

Oficina de práticas pedagógicas para alunos com baixa visão na educação básica

Luciana Barros De Oliveira

Mestre em Ensino (2016) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Educação Básica – UERJ/ PPGEB do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira. Formação superior em Ciências Biológicas (1995) e bolsista de Iniciação Científica e Aperfeiçoamento do CNPq pela Fundação Oswaldo Cruz (05/94 à 10/97).

Abril

29

Fazendo rádio na escola, produzindo mídia e construindo cidadania

Vitor Nunes Caetano

Mestre em Ensino de Educação Básica, pelo Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira CAp/UERJ (2016). Especialista em Informática Aplicada a Educação - FTESM (2003). Especialista em Mídias na Educação NUTES / UFRJ (2011). Professor Docente I, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO / RJ (1991), Graduação em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS, pela UFRRJ (1989).

Maio

20

Material adaptado para inclusão: otimizar a eficiência cooperativa entre educando e professor no processo de ensinoaprendizagem

Michele Joia da Silva

Pós Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Universidade Castelo Branco (2008), Educadora Especial, pela Universidade Barão de Mauá (2015), Especializada em Alfabetização e Letramento, pela Uniasselvi (2016). Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário da Cidade (2002).

Junho

03

A dança e o teatro como tessitura do espaço educacional

Maria Paccelle

Mestranda em Música, (FABAT); Escritora, musicista, acadêmica e professora formada pelo (Colégio Heitor Lira – RJ), estudante de Letras-Inglês (Universidade Anhanguera) Seu trabalho foi reconhecido e é utilizado em várias instituições educacionais no Brasil, fora dele e nos países de Língua Portuguesa através de suas obras que, atualmente, tem cerca de cinquenta e três livros e 10 CDs educativos.

EVENTO GRATUITO

Horário: 9h às 12h 

Local: Bloco II, Sala 26

Observações:
1 – Todas as oficinas são gratuitas e válidas para horas de atividades complementares.
2 – Confere certificado.

Inscrições pelo e-mail: [email protected]

 

facebook-black