008-int-quimica

O Curso forma profissionais nas Modalidades: Licenciatura em Química e Bacharelado com Orientação Tecnológica em Química.

A matriz curricular do curso permite, ainda, ao aluno, obter, por livre escolha, formação adequada a propósitos específicos, com o oferecimento sistemático de disciplinas eletivas/optativas, assim como a participação em Cursos, Palestras e atividades afins oferecidas em horários diferentes, como por exemplo, aos sábados.

Para manter atualizado o currículo das graduações em Química, assim como as práticas metodológicas aplicadas ao ensino, o curso de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Souza Marques proporciona aos seus alunos visitas técnicas e aulas práticas em bem equipados laboratórios específicos de Química Geral, Inorgânica, Analítica Qualitativa, Analítica Quantitativa, Físico-Química, Bioquímica, Análise Instrumental, Orgânica, Mineralogia, Espectrometria de Absorção Atômica, Modelagem Molecular e Simulação e de Física além de amplos recursos oferecidos pelo Centro de Informática.

 

 

QUÍMICA - BACHARELADO COM ORIENTAÇÃO TECNOLÓGICA

O Bacharelado com Orientação Tecnológica tem integralização regular de oito períodos e integralização máxima de, quatorze semestres letivos. O curso compreende 161 créditos e carga horária total de 2.815 horas assim distribuídas: 2415 horas de atividades disciplinares, 200 horas de práticas que contemplem Atividades Complementares, a construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e, ainda, 200 horas de Estágio Curricular Supervisionado, realizado de acordo com as normas internas e na legislação de estágio vigente – Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008.

MERCADO DE TRABALHO

O Bacharel com Orientação Tecnológica em Química poderá desempenhar as seguintes atribuições: direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica; pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos; condução e controle de operações e processos industriais de trabalhos técnicos, reparos e manutenção; pesquisas e desenvolvimentos de operações e processos industriais.

DURAÇÃO

4 anos

 

QUÍMICA - LICENCIATURA

O Licenciado em Química tem formação generalista sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiência em Química e áreas afins para sua atuação profissional como educador na educação fundamental e média.

A Licenciatura tem integralização regular de oito períodos e integralização máxima de, quatorze semestres letivos. O curso compreende 159 créditos e carga horária total de 2985 horas, assim distribuídas: 1.965 horas de atividades disciplinares, 200 horas de práticas que contemplam Atividades Complementares (ATCs), a construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e, ainda, 400 horas de Estágio Curricular Supervisionado (ECS), realizado de acordo com as normas internas e a legislação de estágio vigente – Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008.

Além da Licenciatura Plena em Química a FFCLSM oferece a graduados em Ensino Superior, Cursos de Licenciatura Especial, reconhecidos pela Portaria nº 53, de 17 de janeiro de 2008. O Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes é direcionado paras disciplinas de Física, Matemática e Química, do currículo do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação Profissional em Nível Médio.

MERCADO DE TRABALHO

O LICENCIADO egresso da FTESM possui perfil para atuar com visão crítica e reflexiva em escolas de nível médio, em instituições públicas ou privadas, centros de pesquisa, empresas, indústrias químicas e afins que utilizam conhecimentos da Química e, ainda, em Instituições de Ensino Superior, respeitada a legislação específica.

DURAÇÃO

4 anos

 

MATRIZ CURRICULAR

Bacharelado

pdfpdf

Licenciatura

pdfpdf

facebook-black