Regulamento para empréstimo entre bibliotecas

Trata-se de um serviço realizado entre a Biblioteca da FTESM e as Bibliotecas de outras Instituições, através do qual podem ser obtidas publicações que não constem de seus acervos.

O Empréstimo entre Bibliotecas apresenta-se sob duas modalidades:

  • Solicitante - quando a biblioteca da FTESM solicita empréstimo a uma biblioteca de outra instituição.
  • Fornecedor - quando a biblioteca da FTESM atende qualquer biblioteca de outra instituição conveniada. 

DO CADASTRAMENTO:

Deve ser solicitado à Biblioteca através do preenchimento do formulário “Cadastramento de Empréstimo entre Bibliotecas” disponível no Site da FTESM www.souzamarques.br

O formulário devidamente preenchido deve ser encaminhado por e-mail, fax ou correio nos endereços obtidos no próprio formulário (modelo em anexo).

Através do formulário preenchido a Biblioteca Solicitante é inserida no Cadastro de Usuários, sob o tipo Biblioteca Externa (Tipo de usuário).

Após o envio do formulário preenchido a biblioteca é cadastrada em nosso sistema de Bibliotecas, sob o tipo Biblioteca Externa (Tipo de usuário) . Em seguida receberá uma carteira de usuário que deverá sempre vir junto com o formulário/carta de encaminhamento.

O prazo de validade da carta de encaminhamento é de no máximo 03 dias úteis a partir da data de expedição do documento.

O cadastro é válido por um ano.

A FTESM COMO SOLICITANTE

A Biblioteca da FTESM orienta-se pelas normas específicas das bibliotecas com as quais mantém intercâmbio, ficando a chefia da biblioteca responsável pelos empréstimos que realiza junto a essas Instituições.

Para esta modalidade de empréstimo o usuário da FTESM deve preencher o formulário “Solicitação de Empréstimo entre Bibliotecas”, anotando os dados referentes ao material desejado e a Instituição correspondente, entregar no balcão de atendimento e aguardar que o bibliotecário formalize o pedido através de ofício dirigido à biblioteca detentora da(s) obra(s) desejada(s).

A correspondência é feita em 2 (duas) vias, sendo uma via para seguir com o usuário que deve fazer o empréstimo das desejadas, pessoalmente, na instituição detentora mediante a apresentação de um documento de identidade oficial, e a outra via fica arquivada na Biblioteca da FTESM até a devolução do empréstimo.

O usuário deve estar cadastrado e com sua situação regularizada na Biblioteca.

A devolução da(s) obra(s) deve(m) ser feita(s) pelo usuário, na Biblioteca Fornecedora e, em seguida, apresentar à Biblioteca Solicitante o recibo de devolução da(s) obra(s) para que se proceda à baixa no arquivo de EEB.

Os procedimentos quanto aos prazos, renovação e devolução da(s) obra(s) devem ser respeitados segundo regulamento das bibliotecas conveniadas.

A FTESM COMO FORNECEDORA

Nesta situação, para o atendimento de Instituições externas, a Biblioteca da FTESM orienta-se pelas normas aqui estabelecidas no Regulamento de Empréstimo.

Cada Instituição tem direito ao serviço para até 02 (dois) usuários totalizando 04 (quatro) publicações simultaneamente.

A cada usuário podem ser fornecidos até 02 (dois) livros simultaneamente, pelo prazo de 07 (sete) dias corridos. O empréstimo é feito através do Sistema da biblioteca - Módulo Empréstimo.

O Empréstimo entre Bibliotecas está restrito aos livros da coleção, excluindo-se desta forma as obras de consulta local, referência e periódicos.

RENOVAÇÃO

A renovação do empréstimo pode ser feita pelo usuário, mediante a apresentação do livro, diretamente no balcão de atendimento da Biblioteca observando-se as seguintes condições:

  • O empréstimo deve estar dentro do prazo de vencimento;
  • Não haja reserva para o material;
  • A Instituição esteja em situação regular junto à Biblioteca Fornecedora.

PENALIDADES

O atraso na devolução implicará na suspensão imediata da Instituição Solicitante pelo dobro do período de atraso, além de multas previstas no Regulamento do Empréstimo da Biblioteca. 

No caso de extravio ou de danos em obra emprestada, a Instituição Solicitante se responsabilizará pelo prejuízo, substituindo-a por outro exemplar exatamente igual (autor, título e mesma edição ou edição mais atualizada), ou equivalente que será indicado pela Biblioteca Fornecedora. 

RESERVA

As Instituições cadastradas no sistema de empréstimo entre bibliotecas não podem concorrer a reservas.

Antes de fornecer a requisição aos seus usuários, as instituições devem verificar a disponibilidade das obras consultando o acervo no catálogo da biblioteca no endereço www.souzamarques.br 

 

LEILA MOREIRA FERREIRA
Chefe da biblioteca (CRB/2508)

facebook-black