skip to Main Content
Banner Notícia II Fórum Das Ligas Acadêmicas Souza Marques

Confira como foi o II Fórum das Ligas Acadêmicas Souza Marques

Neste último dia 17 de março, foi realizado o II Fórum das Ligas Acadêmicas Souza Marques. O evento, todo idealizado e organizado pelo Diretório Acadêmico da Escola de Medicina Souza Marques (DAOC – Diretório Acadêmico Oswaldo Cruz), contou com a participação de 150 alunos inscritos e 14 preceptores. Os alunos tiveram a oportunidade de participar de diversas simulações e atividades ligadas às mais diversas áreas da saúde.

O diretor acadêmico do DAOC, Lucas Vahia Concy, enalteceu a importância do evento:

— O II Fórum das Ligas Acadêmicas Souza Marques foi um evento detalhadamente planejado desde novembro do ano passado pelo DAOC em parceria com as Ligas. Ele partiu de uma iniciativa que teve o intuito de expandir os eventos promovidos pelo diretório para além de festas, alavancando o interesse acadêmico dos discentes. Logo pela manhã, realizamos um coffee break com doces e salgados vendidos pelos próprios alunos da faculdade, convidamos também uma aluna com grande talento artístico para animar o espaço da feira das ligas com suas empolgantes músicas! Após esta abertura, tivemos o prazer de ouvir duas palestrantes discursando sobre o ensino médico, o mundo atual e a saúde do século XXI – momento de grande comoção em que os participantes ficaram extremamente sensibilizados. À tarde contamos com mais de treze oficinas práticas, como a aplicação ao vivo do botox em pacientes reais, técnicas de ressuscitação cardiorrespiratória, intubação, punção, dentre outros. Durante o evento, obtivemos diversos elogios e podemos dizer que estamos satisfeitos com o resultado final do projeto! Ano que vem teremos nossa terceira edição, mas consideramos o II FLISM um “abre-alas” de muitas novidades ainda estão por vir este ano! Agradecemos a participação e a confiança de todos que disponibilizaram o sábado em prol do saber científico — concluiu.

Walter Palis, professor de tocoginecologia da Souza Marques também destacou a iniciativa:

— Como sempre faço, aceitei prontamente o convite por entender que é função do docente estar sempre disponível para os alunos, principalmente quando existe por parte deles a demanda por novos conhecimentos. Na oportunidade pude encontrar e/ou reencontrar alunos atuais, passados e os que ainda virão e isso é sempre muito prazeroso. Pude observar uma organização impecável, similar àquelas realizadas por profissionais, em que se preocuparam desde a escolha dos temas e oficinas, com os locais que estavam adequadamente preparados, os horários que foram rigorosamente respeitados e fechando com a presença de grande número de alunos interessados. Isso tudo só é possível quando se faz com o comprometimento e amor a causa, receita esta amplamente demonstrada neste evento. Com todos estes critérios observados pelos organizadores só poderíamos esperar por um resultado, mas que na verdade foram dois: o sucesso absoluto do evento e a satisfação daqueles que participaram das atividades, onde também me incluo. Na oportunidade pude parabenizar o DAOC, as Diretorias e os Membros das Ligas Acadêmicas além dos alunos participantes, o que reitero neste momento. Finalizando, agradeço muito o convite para participação no referido evento e a oportunidade de, mais uma vez, poder conviver, de forma tão enriquecedora para mim, com todos vocês. Procuro sempre estar presente por acreditar que “um professor só deve considerar que cumpriu a sua missão quando seus alunos se tornam melhores do ele” e isso só é possível se nos dedicarmos aos nossos alunos — afirmou.

Para o aluno Matheus A. Padrão, além de incentivar de forma positiva os discentes, o evento trouxe conhecimentos que ajudaram os alunos a escolherem, com mais precisão, suas especialidades:

— É de conhecimento de todos que o curso de medicina exige uma carga horária cheia e uma base literária densa principalmente nos primeiros anos. Dentro dessa ótica vale ressaltar a importância da execução de eventos como o fórum das ligas, uma vez que mostrou com maestria um pouco da prática médica para os estudantes dos primeiros anos da faculdade – geralmente distantes da realidade médica no início do curso. Como aluno do primeiro ano, posso dizer o que me impactou no evento foi a forma de abordagem dos temas dados. Desde o primeiro minuto havia todo apoio necessário para inscrição, boa vontade dos professores e alunos ministrando as aulas e toda a aparelhagem para demonstração de procedimentos. Sob esse ângulo, o Diretório Acadêmico Oswaldo Cruz (DAOC) está de parabéns por impactar os alunos de uma forma positiva e didática — destacou.

Back To Top
Pesquisar