skip to Main Content

VESTIBULAR

O Processo Seletivo é realizado através da realização de uma PROVA (OBJETIVA E REDAÇÃO) ou pelo aproveitamento dos resultados obtidos através do ENEM* (Exame Nacional do Ensino Médio), considerando as 3 últimas edições do exame. A PROVA avalia conhecimentos, competências e habilidades comuns ao Ensino Médio, destinando-se, exclusivamente, aos candidatos que concluíram o Ensino Médio ou Equivalente.

*Exceto para o processo seletivo de Medicina.

TRANSFERÊNCIA

A transferência será deferida pela FTESM, desde que haja disponibilidade de vaga, o aluno seja egresso de Instituição de Ensino Superior regularizada perante o MEC, esteja em conformidade com a legislação vigente e de acordo com o período estabelecido no calendário oficial.

Toda a documentação exigida para Transferência deverá ser original, conter o carimbo e a assinatura do responsável pelo órgão emissor na Instituição de origem: 

1 – Histórico Escolar contendo a relação das disciplinas cursadas (carga horária, nota ou graus obtidos e créditos correspondentes) e situação acadêmica de cada período subsequente ao ingresso (trancamento de matrícula, abandono de curso, etc).

2 – Declaração das disciplinas cursadas com os respectivos graus e situação final, caso não estejam registradas no Histórico Escolar.

3 – Declaração do vínculo acadêmico do requerente com o estabelecimento de origem no atual período e Declaração da situação junto ao ENADE.

4 – Declaração de que a matrícula na Instituição de origem não está sob pendência judicial (Subjudice).

5 – Comprovante de reconhecimento ou de autorização do curso (data de publicação do respectivo ato no DOU), caso esta informação não conste do Histórico Escolar.

6 – Programa das disciplinas cursadas com aprovação, sendo que:

  • O nome e o código da disciplina deverão ser o mesmo contido no Histórico Escolar;
  • A carga horária deverá ser discriminada (horas de aulas teóricas e práticas), guardando correspondência com a informação constante do Histórico Escolar;
  • Todas as páginas deverão ser devidamente carimbadas e rubricadas pela Instituição de origem;
  • Somente serão analisadas solicitações oriundas de Instituições de Ensino Superior (IES) que estiverem com ato regulatório atualizado.

7 – Descrição do Regime e Critérios de Aprovação da Instituição de origem.

8 – Cópia da Carteira de Identidade.

Obs.: Não serão aceitas inscrições de candidatos em situação de abandono/desligado na instituição de origem, de acordo com o Parecer CNE, nº 365/2003, de 17/12/2003.

EDITAL

PORTADOR DE DIPLOMA

No período de recesso, são aceitas admissões de Portadores de Diploma, exceto para o curso de Medicina.

EDITAL

Os interessados devem comparecer à Central de Atendimento ao Aluno de 2ª a 6ª feira das 9 às 21h, ou aos sábados das 9 às 12h, portando os seguintes documentos:

1 – Original e cópia (frente e verso) do Diploma de Nível Superior registrado.

2 – Histórico Escolar completo, oficial, assinado, carimbado e original, no qual conste:

  • Relação das disciplinas cursadas (carga horária, nota ou conceito de aprovação e créditos correspondentes);
  • Dados pessoais do requerente.

3 – Descrição do regime de aprovação da instituição de origem, caso não conste, no Histórico Escolar, a situação final de aprovação ou reprovação.

4. Programa das disciplinas cursadas com aprovação, com bibliografia

  • O nome e o código da disciplina deverão ser iguais aos indicados no Histórico Escolar;
  • A carga horária deverá ser discriminada (hora de aulas teóricas, de exercícios e de laboratórios;
  • Todas as páginas deverão ser devidamente carimbadas, rubricadas e numeradas;
  • O candidato deverá entregar somente os programas das disciplinas cursadas na Instituição anterior, que queira aproveitar na Souza Marques;
  • Estão dispensados de apresentar os programas das disciplinas cursadas, apenas os ex-alunos da Souza Marques que ingressaram nesta Instituição a partir de 1989.

5. Cópia legível dos seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Carteira de Identidade (carteira de motorista não será aceita);
  • Título de Eleitor;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • CPF;

Se candidato estrangeiro

  • Certidão de Nascimento ou Casamento com tradução juramentada;
  • Carteira de Estrangeiro;
  • CPF;
  • Passaporte, onde deverá constar o visto de estudante atualizado.

READMISSÃO APÓS ABANDONO

Conheça os prazos e procedimentos para a Readmissão após Abandono. Os interessados devem dar entrada no requerimento de “Readmissão após Abandono”, no Protocolo Geral das Faculdades Souza Marques de acordo com os prazos previstos no Edital. As solicitações para o ingresso nos cursos oferecidos devem ser acompanhadas dos documentos exigidos.

EDITAL

Ingresse em outros níveis de ensino

Quer obter qualificação em uma determinada área, complementar ou aperfeiçoar seus conhecimentos?
Oferecemos outros níveis de ensino!


PÓS-GRADUAÇÃO

Os Cursos têm como objetivo capacitar e aprofundar o conhecimento técnico e profissional, além de possibilitar maior destaque no mercado de trabalho.

Conheça nossos cursos

Veja como se matricular


CURSOS DE EXTENSÃO

Cursos extracurriculares de curta duração, como forma de complementar e aperfeiçoar seus conhecimentos.

Conheça nossos cursos

Veja como se matricular

Back To Top
Pesquisar