fbpx
skip to Main Content

Graduação

MEDICINA

Modalidade

Bacharelado

Duração

6 anos

CADASTRE-SE
E fique por dentro das novidades!

O curso de Medicina da Escola de Medicina Souza Marques foi concebido em observância às Diretrizes Curriculares Nacionais (DNCs) do país. O objetivo é formar um profissional capaz de atender às demandas, individual e coletiva, que abranja a diversidade sócio-demográfica e econômico-cultural que caracteriza a população brasileira.

Este novo profissional deverá ser ético, humanitário e solidário, capaz de lidar com as grandes questões sanitárias da população brasileira que incluam ações de prevenção e de educação para a saúde.

Nas quatro séries iniciais do curso estão as disciplinas que fundamentam o saber médico indispensável para a boa formação profissional. Os alunos são divididos em turmas de, até, 48 alunos.

A inserção dos estudantes nos Serviços de Saúde, em pequenos grupos e desde o 1º ano, permite vivenciar experiências, em especial as que visam o cuidado humanizado e centrado no indivíduo, na família e na comunidade à qual pertence. Os pilares da ética médica estão postos desde então.

A utilização de modernos recursos, como as simulações feitas com manequins e as atividades com a mesa digital de morfologia que permitem o manejo da anatomia e da histologia em consonância com a abordagem por imagem, está acessível a todos ao longo de todo o curso. As aulas práticas são ministradas em amplos laboratórios e com grupos de pequeno número de alunos.

Há uma sólida estrutura de apoio sustentada pela biblioteca, laboratórios informatizados, salas de cirurgias experimentais, laboratórios de anatomia e multifuncionais, central de recursos audiovisuais, além do laboratório de habilidades e simulação já mencionados.

Nas duas últimas séries do curso, 5ª e 6ª, o aluno faz o estágio curricular obrigatório, o internato, em diversos cenários, como as unidades básicas de saúde e conceituados hospitais da rede pública do Sistema Único de Saúde. O treinamento se dá nos diversos níveis de complexidade, como nos ambulatórios, enfermarias, centros cirúrgicos e obstétricos, e nas unidades de terapia intensiva. Nas unidades básicas de saúde, o estudante acompanha o trabalho cotidiano dos profissionais de saúde incluindo as visitas domiciliares a moradores da região, atenção prevista na Estratégia Saúde da Família. Em todas as etapas do curso médico, há supervisão por docente da instituição de ensino.

Formamos profissionais éticos, competentes, com sólida formação científica talhada no processo contínuo de aprendizagem e atentos ao humanismo no cuidado da pessoa e dos colegas e demais membros da equipe de multiprofissional.

Mercado de trabalho

Clínicas privadas, Hospitais públicos e privados; Postos e Centros de Saúde; Empresas (área de medicina de trabalho); Laboratórios, Indústria Farmacêutica; Pesquisador; Professor Universitário.

Habilitação

Médico.

Laboratórios

  • Salas de Anatomia
  • Laboratório de Biofísica
  • Laboratório de Bioquímica
  • Salas de Farmacologia
  • Salas de Microbiologia e Parasitologia
  • Salas de Histologia
  • Salas de Técnica Cirúrgica
  • Laboratório Hospital Escola
  • Laboratórios de Informática

Galeria

Matriz curricular

Currículo – MED-34
Currículo – MED-35

Receba informações

[recaptcha]
Back To Top
Pesquisar