fbpx
skip to Main Content
Visita Educativa – Projeto De Extensão De Educação De Jovens E Adultos (PROEJA)

Visita Educativa – Projeto de Extensão de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS SOUZA MARQUES CURSO DE PEDAGOGIA, COLÉGIO SOUZA MARQUES PROINFAC Programa de Integração Faculdades e Colégio Souza Marques O Curso de Pedagogia da FTESM promoveu uma visita de campo no Boulevard Olimpico do Rio de Janeiro, no dia 29 de outubro de 2019, com as duas turmas do PROEJA da FTESM, através da visita educativa guiada ao Museu de Arte do Rio (MAR). Os alunos das turmas do Curso EJA e os monitores do Curso de Pedagogia, orientados pela professora Maria Verônica Rodrigues da Fonseca, durante a atividade de campo, aprenderam sobre a história da Região Portuária, situada na Zona Central da cidade do Rio de Janeiro, às margens da Baía de Guanabara e a sua importância para o desenvolvimento da cidade em que vivemos. Puderam, ainda, admirar o Painel Etnias “Todos somos um”, pintado…

Metodologias Ativas: Desafios Para A Melhoria Do Processo De Ensino E Aprendizagem

Metodologias Ativas: desafios para a melhoria do processo de Ensino e Aprendizagem

Nos dias 19, 26, 27 e 29 de agosto de 2019 Gerentes de Educação das E/CRE/GED e professores do EFI / EFII das Unidades Escolares com Atendimento em Turno Único / EMAC e EMOC participaram de Palestras realizadas na Fundação Técnico Educacional Souza Marques, sobre o tema "Metodologias Ativas: desafios para a melhoria do processo de Ensino e Aprendizagem". As palestras tiveram por objetivo promover a reflexão sobre os desafios de ensinar e aprender, frente às novas tecnologias da comunicação e informação, proporcionando aos docentes discutir sobre a importância de incentivar os alunos a aprenderem de forma autônoma, participativa e apresentando ideias para que os mesmos se mantenham motivados, interessados e engajados. Professora Fátima Verol (Assessora da ESUBE) homenageando a Presidente da Fundação Técnico educacional Souza Marques – Professora Leopoldina. Para a realização das palestras alunos da Pedagogia, Biologia e…

Programa De Ativação Neuronal – PAN

Programa de Ativação Neuronal – PAN

Estimular de forma lúdica as funções cognitivas, principalmente a memória, de pessoas com mais de 50 anos, sem comprometimento cognitivo, demência ou outras condições neurológicas/psiquiátricas graves.
Projeto Da 3ª Idade

Projeto da 3ª idade

O Projeto 3ª Idade se propõe ao atendimento de pessoas de ambos os sexos, acima de 50 anos, interessadas em estimular de forma lúdica as funções cognitivas, principalmente a memória, e  melhorar a qualidade de massa óssea. Fazem parte desse projeto o PAN – Programa de Ativação Neuronal e o Programa de Prevenção a Osteoporose e Osteopenia. Os interessados devem entrar em contato com a Coordenação de Extensão, de segunda a sexta de 08h às 21h e aos sábados das 07h45min às 14h, pelo telefone (21) 2128-4938.

Back To Top
Pesquisar